Querer é poder...

15-07-2013 16:59

Sempre ouvi dizer que "Querer é poder". Nem sempre isso é uma verdade absoluta, porque quando não depende de nós, quando não está nas nossas mãos... Nada podemos fazer para conseguir o que queremos.

No entanto, em tudo o que depende de nós, é uma verdade absoluta. Nós queremos arrancar com uma empresa em que acreditamos, e conseguimos. Nós queremos que a vida nos traga tudo o que mais desejamos, e basta-nos acreditar e manter um espírito aberto e otimista. Não devemos desistir perante as adversidades. Devemos contorná-las, aprender com elas e tentar mais uma, ou duas, ou três vezes. Todos os erros que cometemos servem para aprendermos a não os cometer novamente. Aprendemos constantemente, temos é de estar recetivos a essa aprendizagem e não desanimar. Muito menos, perante um contratempo, devemos baixar os braços e desistir.

Nós queremos sair à rua e voltar para casa com a sensação de dever cumprido, e só depende da nossa postura, da nossa forma de abordagem, da nossa convicção ao apresentarmos os projectos a quem nos está a ouvir. Tendo um aperto de mão firme, sem hesitações. Olhando nos olhos, de igual para igual. Mantendo a calma natural como se estivéssemos numa conversa de amigos. E assim se conseguem as coisas e assim se abrem as portas das casas, dos castelos e dos palácios.

Era tão bom que tudo isto se aplicasse à parte da saúde e do amor... Mas não se aplica. O que não invalida que não devamos tentar sempre ser felizes, que devamos tentar ser saudáveis ou que lidemos com as nossas doenças de uma forma positiva, realista e sem dramatizar. O espírito otimista é meio caminho para a cura das doenças e para que as recuperações sejam rápidas e eficazes. Sei do que falo. Infelizmente, no aspeto de saúde sei exactamente que a minha forma de estar na vida me ajuda nas recuperações. Dar às doenças a importância que elas têm nas nossas vidas, ou seja, mínima! Por muito graves que sejam, não são elas que nos dominam. Nós é que as devemos dominar, não lhes dando mais importância do que a necessária, apenas para as superar.

Vamos à luta, ok? Podemos bater no fundo algumas vezes, mas essas quedas apenas nos fazem crescer como seres humanos inteligentes. A idade traz experiência e sabedoria. Quanto mais velhos mais conhecimentos temos, quer queiramos ou não. Ganhamos mais à vontade e passamos pela vida com uma postura de: "O não já tenho... se tiver o sim, melhor!" E é assim que deve ser. Lutar pelos sonhos. Não ter medo. Avançar e não nos resignarmos ao ir existindo. Vivamos! Sonhemos! Afinal, a vida são dois dias...