Egoísmo...

10-09-2013 21:45

Que importância desmedida damos a pequenas coisas,

que dor, que sofrimento, que angústia...

O dia em que deixarmos de olhar para o nosso próprio umbigo,

será aquele em que aprenderemos a viver com astúcia.

Dar importância ao que realmente importa,

à fome, à doença, às mortes provocadas por guerras,

nunca passaremos da cepa torta

enquanto não nos obrigarmos a descer à terra.

Pensamos em nós, primeiro em nós,

no que temos, no que sentimos,

deixamos fora do nosso horizonte quem sofre,

quem não tem pequenas coisas com que se importe.

O ser humano é egoísta, eu sou egoísta,

passamos e só vemos o que queremos ver,

mendigamos por momentos de puro prazer,

escutamos mas nunca nos deixamos prender.

Tragédias verdadeiras que ao de leve nos tocam,

porque acontecem sempre a pessoas distantes de nós,

vemos muitas imagens que nos chocam,

mas nem sequer nos damos ao trabalho de levantar a voz.

Somos uma espécie surda e obtusa,

às vezes fazemos caridadezinha,

perdoem-me se me sinto confusa,

se afinal não me sinto assim tão boazinha.

Mas não sou só eu, somos quase todos,

primeiro nós, sempre nós,

pequenos gestos que podiam mudar tantas vidas,

mas primeiro pensamos em nós...

Não tenho nada contra os poderosos,

mas não gostaria de fazer parte dessa classe social,

têm todas as possibilidades de ser caridosos,

mas o que fazem pelos outros, afinal?

Dinheiro não é tudo mas ajuda,

principalmente para quem não tem nada,

longe vai o tempo em que eu era uma miúda

que acreditava na entreajuda da humanidade...

Hoje estou demasiado acutilante no que digo,

é melhor mesmo ficar por aqui,

nunca se esqueçam que amanhã podem ser vocês o mendigo,

perdoem-me...se ofendi alguém, não foi porque quis.

(Mafalda)