Sou...

09-07-2014 21:26

Sou uma mulher independente,

e é só nisso em que devo pensar,

pouco importa quem está ausente,

quem optou por não ficar.

Chamem-lhe egoísmo,

chamem-lhe o que quiserem,

fartei-me do altruísmo,

digam lá o que disserem.

Nunca fui de olhar para o meu umbigo,

nem de pensar que era o centro do universo,

mas demasiada confiança pôs-me sempre em perigo

e depois nada me resta senão estar para aqui a escrever em verso.

Para quê um homem permanente,

porque temos de abdicar da nossa liberdade,

eu devia andar mesmo muito dormente,

mas agora começo a perceber a realidade.

Não faz falta uma presença constante,

não preciso de um homem para viver,

pode haver um ou outro momento mais angustiante,

mas tudo o resto compensa o fato de não o ter.

Dores de cabeça constantes,

noites sofridas e mal dormidas,

jogos de palavras acutilantes

e logo as emoções ficaram todas esquecidas.

Quem não acredita em mim não me merece,

quem não luta por mim não merece sequer o meu pensamento,

há sempre um amigo que me aparece,

que está presente quando é o momento.

Não preciso duma relação de dependência,

não devo satisfações a ninguém que pense em mim como sua pertença,

abençoada a hora em que fui obrigada a dar o grito de independência,

pode cair o mundo mas não haverá mais ninguém que me tire esta crença...

(Mafalda)