Futuro...

04-03-2014 21:05

"O futuro não se advinha, inventa-se."

 

Escreveram-me esta simples frase

e obrigaram-me a pensar,

eu sei que já passei a fase

em que nada mais fazia senão chorar.

Eu não adivinho o meu futuro,

nem tão pouco o quereria fazer,

sou fénix de um passado duro,

pouco me importa o que irá acontecer.

Nada lamento, de nada me arrependo,

a vida tem as suas próprias razões,

hoje em dia nem eu mesma pendo

para encontrar quaisquer explicações.

É o que tem de ser,

é o que está gravado a ferro e fogo,

de nada adianta tentar perceber,

de nada vale viver a vida como um logro.

É o dia que importa,

a hora, o minuto,

amanhã posso já estar morta,

de nada valeria ter um pensamento astuto.

Tenho a paz que pretendia,

a vida com que sempre sonhei,

se em tempos o futuro não me sorria,

hoje ri-se à gargalhada com o que conquistei.

Eu invento todos os dias o meu futuro,

acrescento-lhe pormenores constantemente,

posso dizer que atingi um estado maduro

em que já não serei descartada novamente.

Não o permitirei de forma alguma,

o futuro é meu e apenas meu,

se o tentasse adivinhar poderia cometer uma grave lacuna,

invento-o com tudo o que a vida me deu...

(Mafalda)