Como...

16-03-2014 20:26

Como saber o que escrever,

quando já não se sente mais nada,

quando parou o que fazia sofrer,

quando sinto que fico bem se estiver calada.

Como tirar da minha imaginação,

frases sentidas e verdadeiras,

quando fechei o meu coração

como quem fecha todas as torneiras.

Como deixar sentimentos fluir,

como libertar emoções já esquecidas,

às vezes desato-me a rir

por ter escrito tantas coisas sofridas.

Se fosse eu a ler o que escrevo,

perderia a paciência rapidamente,

pintei o mundo de negro,

teve de passar a cores muito sabiamente.

Sempre disse que um poeta tem de sofrer,

de ter paixões impossíveis,

só assim consegue escrever,

mostrando situações inverosímeis.

Quando se instala um vazio saudável,

quando não há amarras nem prisões,

como não utilizar esse terreno arável

para evitar sofrer novas desilusões.

Há um sentimento de dever cumprido,

de em pouco ter falhado,

vivo com o dado adquirido,

de ter feito bem em não ter ficado.

Mas depois vem esta dificuldade,

olhar para um ecrã e não ter dores para contar,

sem dúvida que com o passar da idade,

mais cedo ou mais tarde, deixamos de acreditar.

Poesia é mágoa, é dor,

é a tristeza de um coração ferido,

quando já não se sente o amor,

o verso teima em ficar esquecido.

Vida facilitada tem quem escreve ficção,

quem não fala da sua história de vida,

valerá a pena sofrer tanta desilusão,

não será melhor continuar a sentir-me viva...

(Mafalda)