Confiança...

03-12-2014 21:51
Que é feito da confiança,
De não duvidarmos do que nos dizem,
De desejar a bonança
De não deixar que velhos traumas se enraízem?
 
Como voltar a acreditar,
Se o que hoje é amanhã já mudou,
Como deixar avançar
Quando o tempo simplesmente parou?
 
O que acontece a uma pessoa
Quando quer mas não consegue,
Porque tem medo que doa,
Tem medo do que se segue.
 
Como viver na superficialidade,
Sem conseguir criar laços,
Não tem a ver com a idade
É o resultado de muitos embaraços.
 
Como superar a dualidade,
Como calar a experiência passada,
Quero apenas um pouco de claridade
Sentir-me de novo bem iluminada.
 
Mas o que quero não é real,
Porque o tenho e não confio,
Vivemos num mundo animal
Em que a confiança está presa por um fio.
 
Oscila o fio com o vento,
Tiramos logo conclusões,
Somos duros num momento
Calamos logo os nossos corações.
 
Tenho o que queria ter,
Mas falta-me acreditar que o tenho,
Tenho tanto medo de voltar a sofrer
Que tenho tudo e nada tenho.
 
Ou há paciência para esperar,
Ou se desiste e segue-se em frente,
Não sei se um dia vou superar
E voltar a confiar plenamente.
 
A culpa é do meu passado
Que me ludibriou com juras eternas,
Não é que não me tivessem avisado
Mas escusei-me sempre a ver as lanternas.
 
Alertavam-me para o perigo,
Ceguei e deixei de ver,
E hoje existe um amigo
Que está magoado por eu não crer.
 
Não é culpa minha,
São as minhas proteções a falar mais alto,
Não sei o que se avizinha
Mas sinto em mim um grande sobressalto.
 
Não quero perder o que ainda não tenho,
Mas tudo o que já tenho eu quero manter,
Para confiar vai ser preciso muito engenho,
Cabe-lhe a ele fazer por o merecer.
 
Sou exigente com os outros,
Mas ainda mais o sou comigo própria,
Nesta vida não há louros
Nem ambiciono um lugar de glória.
 
Sou uma mulher outrora ferida,
Magoada e que foi ao chão,
Estive demasiado tempo perdida
Para agora entregar tudo de mão.
 
Não é que não queira,
(e se quero)
É porque não sei se dessa maneira
Não haverá em breve um novo desespero.
 
Faz-me confiar,
Faz-me acreditar,
Não fales em amar
Não insistas no apaixonar.
 
Mostra-me em atitudes,
Prova-me o teu afeto,
Supera as vicissitudes
E serei tua, eu prometo.
 
Sem medos,
Sem barreiras,
Sem segredos,
Já não tenho espaço para mais brincadeiras...
 
(Mafalda)